segunda-feira, 22 de setembro de 2008

USANDO OS PRESENTES...

Mania de guardar as coisas que ganho de presente ou que compro, por um certo tempo e só depois usá-las. É assim com as roupas que minha mãe me faz, se compro uma roupa ou sapato novos, etc, etc. Minha mãe diz que é mania de gente velha e eu retruco que é coisa de gente previdente, ahahahah. Bem, mas afinal já sou uma velhinha em potencial com meus cabelos brancos (para desespero de todos que vivem palpitando para pintá-los) e meus 43 anos.
E então, claro que guardei os guardanapos que ganhei bem no fundo da gaveta (mas, pra me demover da mania, cheguei em casa e já estavam enfeitando o tampo do fogão....quem será que inventou isso, pois raramente vejo uma casa sem um paninho bonito assentado ou penduradinho). No sábado, coloquei os utensílios sobre a pia para lavá-los e guardá-los, pois até então eles estavam arrumadinhos dentro da caixa dos Correios. E ia começar a fazer o almoço, quando ao tirar a etiqueta da Forminha para tortas, lá estava no verso uma receita de massa doce para tortas.
Não deu outra, dei uma adaptada na massa que era pra recheios doces e continha maior proporção de açúcar e aproveitei para agradar as crianças e estrear o presente.
Tinha salsichas cozidas da véspera pois meu filho havia recebido os colegas da classe para fazerem um trabalho e lá fui eu para o aproveitamento total.
Receita da massa (que excluí o açúcar,aumentei a margarina e adicionei um pouco de nata):

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de margarina
1/2 xícara de açúcar
1 colher de fermento (não usei)
1 gema de ovo
1 pitada de sal

Depois de amassar bem com as mãos, abri também com as mãos na própria forma e coloquei molho de tomates, salsichas em rodelas, orégano e queijo mussarela.

TORTA PERRO CALIENTE (LA GARANTIA SOY YO)


Como a massa rendeu, fiz uma travessa de torta doce para a sobremesa, cortanto maçãs esquecidas na fruteira em rodelas finas, salpicadas com limão, açúcar e canela, enfeitadas com frescura de três cerejas e assada.



Para completar o almoço, tivemos arroz, feijo azuki bem temperadinho, purê de mandioquinha e um assado de espinafre inspirado numa receita da Luciana , mas que modifiquei (pra variar) e não coloquei ovos. Aferventei o espinafre com os talos, e piquei. Dourei cebola na manteiga, salpiquei com uma colher generosa de farinha de trigo e coloquei leite até ficar um mingauzinho não muito grosso. Adicionei o espinafre e deixei cozinhar um pouquinho. Num refratário espalhei batatas em rodelas levemente cozidas com sal e sobre as batatas o creme de espinafre. Alguns minutos de forno juntamente com as tortas e ele ficou douradinho.






Diferentemente de mim, a Bruna imediatamente usou as "chiquinhas" nos cabelos.


7 comentários:

Yara disse...

ô linda, fiquei imensamente feliz que vcs gostaram dos presentes, viu!!! :o) são coisas assim que fazem esse mundo ficar mais legal. Beijos procêis todas aí!

Marcia disse...

Ana da Brotas e brotos
quanto tempo sem aparecer, estou organizando novamente os blog adicionados, agora ficou mais fácil para acompanhar as postagens.
Concordo com Bruna, presente é para usar logo.
Que almoço gostos, caseiro e feieto com carinho! bj

laila radice disse...

sou desregrada, uso as vezes iemdiatamente ora guardo por longo tempo os presentes...enfim...

adorei ambas as versoes de torta e o prato colorido com cara de comida de mãe preocupada está lindo!!bjs

Andrea disse...

Guria eu sou daquelas que, se não fosse passar vergonha, já saia da loja usando as coisas novas. Minha mãe sempre dizia que era coisa de pobre. Em criança eu chorava pra ja sair usando roupas e sapatos novos :o)

beijoca

Luciana Macêdo disse...

Pois eu não guardo nada, adoro enfeitar a mesa, a casa, a mim mesma, uso tudo rapidinho,éum prazer.
Prazer maior foi ver tanta comidinha gostosa juntas. Gostei da adaptação da torta. Refeição caseira e das melhores.
Bjs!

Agdah disse...

Todo mundo lá em casa tem essa mesma mania de guardar. Eu acho que por isso minha tendência é também fazer o mesmo.

Rocio disse...

a verdade é que ele se parece muito apetitoso, eu espero que você pode, eventualmente comer alguma coisa, por mais que eu não acho que cozinhar o fim de semana eu vou para comer nos restaurantes em itaim bibi