segunda-feira, 5 de julho de 2010

CUCA DE BANANA - ESSA TE PEGA


Essa receita de cuca de banana era feita pela minha avó, minha mãe faz e eu vou continuar fazendo porque aqui em casa é receita repeteco das mais solicitadas.
Eu já nem olho mais a fichinha em que tenho a receita anotada o que aliás é o meu jeitão mesmo de fazer as coisas: memória, intuição, vontade e ingredientes à mão.
Originalmente é assim, podendo variar a quantidade de bananas ou os ovos dependendo dos tamanhos e até mesmo a quantidade de massa. Esta fica bem grande:
1 xícara de manteiga
4 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras e meia de açúcar
2 ovos
2 xícaras e meia de leite
1 colher de fermento em pó
5 ou 6 bananas cortadas ao meio e que são colocadas sobre a massa

GLACÊ
7 colheres de açúcar
5 colheres de farinha de trigo
2 colheres de manteiga
Canela em pó - opcional
Mexer os ingredientes e colocar sobre as bananas. A manteiga fica em pedacos e vai derretendo aos poucos, no forno.
Assadeira untada e polvilhada e forno por uns 30 a 40 minutos




CERVEJA BROTAS-ALÉM DAS CACHOEIRAS

No último feriado de 03 de junho que já vai longe, ao chegarmos em Brotas na horinha do almoço, nos deparamos com um panelão fumegante no fogão e para nossa alegria, amenizando o friozinho e fazendo esquecer do cansaço da viagem, uma maravilhosa "feijoada da mama", que me embalou num sono gostoso após o almoço.
E também para minha surpresa, no domingo recebi uma visita inesperada da amiga Lilian me levando dois presentes feitos pelo próprio marido: Cerveja.
Contou da experiência que estão fazendo, da montagem da cervejaria artesanal, trocamos risadas e muita conversa e lá foi a cerveja pra geladeira para o almoço de domingo.
Não costumo me embriagar, mas gosto de tomar vinho,cerveja,caipirinha, de acordo com o clima e a vontade, principalmente enquanto estou cozinhando. Entender, não entendo. Só sei do meu gosto, sem aquelas histórias de sommeliers, mestres da arte disso e daquilo.
E pra mim a cerveja tá aprovada, suave e saborosa. O que mais posso dizer? Que tenho uma garrafa do lote 001 da Cerveja Brotas e que torço por sua fabricação e aceitação, desejando muito sucesso ao Márcio e Lilian.Claro que vou guardar a garrafinha para a posteridade. E assim minha querida Brotas, tão conhecida por suas cachoeiras, esportes radicais e lindas pousadas, agora também tem sua própria cerveja. Coisa nossa !!!!
E quando for a Brotas, experimente a Cerveja no Empório di Vino onde encontrará outras coisas gostosas, e um papo agradável com o Geraldo.