domingo, 28 de setembro de 2008

COSPLAY NO HARU MATSURI

Anualmente acontece em Curitiba a festa da primavera - Haru matsuri , organizada pela comunidade japonesa. A festa como o nome já diz é uma saudação e reverência à primavera. Na festa, não pode faltar muitas comidas típicas, artesanato, exposições, shows de música e dança, bem como aulas e ensinamentos relacionados à cultura japonesa.
Em Curitiba, ainda reúne os performáticos "Cosplayers", aqueles que curtem Cosplay, e mesmo que tenhamos vontade de cantar o refrão do Renato Russo, "festa estranha com gente esquisita", é impossível não se divertir e apreciar a criatividade, bom humor e alegria dos jovens que praticam a brincadeira.

EQUIPE DO FRANGO XADREZ

CONFECÇÃO DE DORAYAKI
(TIPO DE PANQUECA RECHEADA COM CREME
OU DOCE DE FEIJÃO AZUKI CHAMADO ANKO)

ALCACHOFRA PARA EXPERIMENTAR...

...E PARA COMPRAR

COMPETIÇÃO PARA APRENDER A USAR HASHIS
PROFESSORA DE JAPONÊS
PROFESSORA DE ORIGAMI

MÃOZINHAS DELICADAS
ESTA ERA MUITO BONITA

FEZ QUESTÃO DE MOSTRAR OS SAPATINHOS

PERSONAGEM GOKU DO DRAGON BALL Z


PERSONAGEM TAMIGUCHI
ESSE DEU UM SHOW DE DANÇA "PERFORMÁTICA"




GUERREIRO SAMURAI A FANTASIA ERA TODA
DE PAPELÃO, SHOW DE CRIATIVIDADE







PAREI MAS NÃO GANHEI

ESTE TAMBÉM SE DESTACOU...
MAS TIROU A PERUCA E DESAPARECEU



ASSISTINDO AO SHOW

CANSEI....ATÉ O PRÓXIMO ANO !!



segunda-feira, 22 de setembro de 2008

USANDO OS PRESENTES...

Mania de guardar as coisas que ganho de presente ou que compro, por um certo tempo e só depois usá-las. É assim com as roupas que minha mãe me faz, se compro uma roupa ou sapato novos, etc, etc. Minha mãe diz que é mania de gente velha e eu retruco que é coisa de gente previdente, ahahahah. Bem, mas afinal já sou uma velhinha em potencial com meus cabelos brancos (para desespero de todos que vivem palpitando para pintá-los) e meus 43 anos.
E então, claro que guardei os guardanapos que ganhei bem no fundo da gaveta (mas, pra me demover da mania, cheguei em casa e já estavam enfeitando o tampo do fogão....quem será que inventou isso, pois raramente vejo uma casa sem um paninho bonito assentado ou penduradinho). No sábado, coloquei os utensílios sobre a pia para lavá-los e guardá-los, pois até então eles estavam arrumadinhos dentro da caixa dos Correios. E ia começar a fazer o almoço, quando ao tirar a etiqueta da Forminha para tortas, lá estava no verso uma receita de massa doce para tortas.
Não deu outra, dei uma adaptada na massa que era pra recheios doces e continha maior proporção de açúcar e aproveitei para agradar as crianças e estrear o presente.
Tinha salsichas cozidas da véspera pois meu filho havia recebido os colegas da classe para fazerem um trabalho e lá fui eu para o aproveitamento total.
Receita da massa (que excluí o açúcar,aumentei a margarina e adicionei um pouco de nata):

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de margarina
1/2 xícara de açúcar
1 colher de fermento (não usei)
1 gema de ovo
1 pitada de sal

Depois de amassar bem com as mãos, abri também com as mãos na própria forma e coloquei molho de tomates, salsichas em rodelas, orégano e queijo mussarela.

TORTA PERRO CALIENTE (LA GARANTIA SOY YO)


Como a massa rendeu, fiz uma travessa de torta doce para a sobremesa, cortanto maçãs esquecidas na fruteira em rodelas finas, salpicadas com limão, açúcar e canela, enfeitadas com frescura de três cerejas e assada.



Para completar o almoço, tivemos arroz, feijo azuki bem temperadinho, purê de mandioquinha e um assado de espinafre inspirado numa receita da Luciana , mas que modifiquei (pra variar) e não coloquei ovos. Aferventei o espinafre com os talos, e piquei. Dourei cebola na manteiga, salpiquei com uma colher generosa de farinha de trigo e coloquei leite até ficar um mingauzinho não muito grosso. Adicionei o espinafre e deixei cozinhar um pouquinho. Num refratário espalhei batatas em rodelas levemente cozidas com sal e sobre as batatas o creme de espinafre. Alguns minutos de forno juntamente com as tortas e ele ficou douradinho.






Diferentemente de mim, a Bruna imediatamente usou as "chiquinhas" nos cabelos.


sexta-feira, 19 de setembro de 2008

UIA!....EU GANHEI TUDO ISSO...

Com essa história de blog a gente vai conhecendo outras gentes, vai viajando sem sair do lugar, vai reencontrando, aprendendo, ensinando, ajudando e enfim vai levando a "vidinha besta"....
Assim, dentre tantos blogs visitados,testados, aprovados e comentados ando conhecendo a Tunisia e o Canadá pelas palavras da Fabricia, aprendo o porquê/como, com as dicas da Neide, morro de vontade de fotografar como a Fer, me delicio com as comidas indianas da Agdah, dou um pulinho em Londres visitar a Leila, tento falar os nomes das receitas húngaras da Odete, aguardo pela chegada da nenezona da Cris, pelo casório da Nani e do Paulo, curto as pitadas da Laurinha, visito as portuguesas Risonhas com certeza, Marizé ,Filipa e Elvira, tomo o trem da Valentina que é muito bommmm, revisito minha querida Campinas dando uma passadinha e curtindo o amor que está no ar da cozinha da Drica e do trio em "C" Cláudia, Cinara e Cris bem como nos encantos do ateliê da Sonia, mudando sempre e imediatamente como a Flavinha, acabo parando na França com a Bia e confessando meu segredo "do bem" com a Laila, pois já nos auto-intitulamos "Fogo no rabo", pois eis que o verbo sossegar em nosso dicionário aparece muito esporadicamente.
Pois foi assim que por tudo isso, na última segunda-feira a mocinha do correio deixou uma caixinha lá em casa e quando cheguei UIA! , a Yara havia me presenteado com muitas coisinhas graciosas que em muito me alegraram. Nossa, plena segundona ganhar um presente carinhoso assim, ninguém espera mesmo. Só pude ficar alegre por demais. Sabendo que adoro galinhas, ela fez dois panos de prato com as ditas cujas em crochê. Um dos paninhos ainda tem uma espiga de milho, um morango e uma berinjela penduradinhos. Também ganhei uma forma para tortas, uma espátula e um pincel de silicone.
Até minha filha ganhou chiquinhas para os cabelos e um porta-celular de tricô que já foi agarrando e gritando "é meu" mesmo antes de lermos a cartinha e sabermos que era mesmo pra ela.
A Yara escreve em seu blog com muita leveza, bom humor, e despojamento. Percebe-se seu capricho desde sua letrinha. Trabalhamos em áreas afins e foi esta também a coincidência que nos encontrou. UIA! que gostoso ganhar presentes, e que lindos !!!! Uia que moça mais prendada !!!!



AS GALINHAS DO PANO DE PRATO (VOU MORRER DE PENA DE USAR)



ESPÁTULA, PINCEL, FORMITCHA PRA TORTA, UM BOWL,
BREGUETES PARA O
CABELO DA FILHA E PORTA CELULAR
DE TRICÔ.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A VIDA NÃO ME COBRA O FRETE...

"Quantas idas e vindas meu Deus quantas voltas, viajar é preciso, é preciso..."
(RENATO TEIXEIRA)

CAMPO DE TRIGO DIVISA DE ESTADOS PARANÁ E SÃO PAULO



AVEIA - MESMA ESTRADA, PRÓXIMO MUNICÍPIOS DE RIVERSUL E ITARARÉ

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

MENINO MALUQUINHO E UM FRANGO ASSADO...

Não tenho muita paciência para assistir TV, pois pra ficar ali sentada olhando para uma tela, o assunto tem de me chamar muito a atenção, pois perco a paciência e já começo a fazer outras coisas por perto e vou espiando a TV ao mesmo tempo. Até pra assistir filmes eu tenho de estar muito determinada para não começar a tirar pó dos móveis em volta, ler jornal, jogar paciência no celular, etc.
E foi mais ou menos assim, que com a TV ligada em um canal que passava o show do Menino Maluquinho Jamie Oliver (muito show para meu gosto, mas que tem um marketing próprio e o problema é dele), o vi fazendo um frango assado com crosta de sal.
Segundo ele, os espanhóis fazem carnes e peixes assim, aproveitando a água do mar, mas como eu não tenho água do mar, fiz como ele ensimou (aliás, fiz duvidando que fosse dar certo, mas avisei todos em casa que seriam minhas cobaias).
O lance é o seguinte: Misturar um kilo de sal grosso com dois ovos inteiros. Envolver um frango com temperos que gostar. Eu usei cebola, tomilho, orégano, pimentinha vermelha, alecrim e manjericão, todos frescos. Piquei uma boa porção de todos eles e espalhei pelo frango. Também botei um bom punhado dentro da ave. Depois, "rebocar" o frango com o sal, formando uma crosta e levar ao forno até ficar bem assado. Quase duas horas, pois não quis arriscar um frango branquelo.
Retirar do forno e quebrar a crosta de sal. E não é que ficou mesmo bom, tempero suave, com uma casquinha bem crocante e um sabor muito gostoso, ah, e o sal ficou no ponto !!!!!
A observação do meu filho é que é um desperdício de sal. Acho que neste caso devo concordar com ele, pois verdadeiramente, o sabor não é tão diferente de um frango assado do jeito mais tradicional que conhecemos.




UM COPO DE LEITE COM MEL...





segunda-feira, 8 de setembro de 2008

FRAGMENTOS DE UM SETE DE SETEMBRO...

Adoro desfiles cívicos que tenham banda de música e fanfarras. Fui baliza de fanfarra uns três anos e quando um pouco mais velha, já no colegial, também participei tocando instrumento. E afinal, que dia melhor pra ver tudo isso do que um 7 de setembro ? Muita coisa mudou, mas a essência ainda é a mesma.
Amanheceu muito frio, mas lá fui eu pra conferir, até porque uma grande parte da concentração do desfile acontece mas ruas próximas e também na rua em que moro. Então, pra entrar no clima é vapt-vupt. Lá vou eu, máquina fotográfica/filmadora, tênis e muito agasalho.
Vão aí alguns detalhes...

Pra dar energia: caldo de cana com limão


Mais energia: algodão doce (no meu tempo faziam na hora, o vendedor ia pedalando e com uma varinha ia recolhendo a nuvem de algodão em volta de um espeto de bambu...hoje já vem pronto.

Pipoca doce ou salgada. Alguém segura a
bandeira pra mimmmmm!!!
Cata-vento:Antigamente espetavam num
tronco de mamoeiro.Hoje é num cano de
PVC todo furadinho.

Todo tipo de bugiganga à venda.

Tá na hora? Sim, já vai começar.

Seguranças posicionados

No alto do Palácio do Governo

E a cobra vai fumar...

Tô chegando...

Também já tô indo...

Pois eu vou de carro...

Programa do Estado do Paraná.

Já fez sua ligação ?

O Universo em Desencanto ainda existe. "Abra a porta e vá entrando..."
Viva Tim Maia...

"Tio, você é grande, mas nós somos dois..."

O Mascote do Colégio Militar, foi um dos poucos que
não passou frio.

Doutor em Alegria...

Curitiba de verde

E amarelo...

Tinindo de limpeza e brilho...

Último retoque...

Aproveitando pra fazer campanha eleitoral...

Esqueceram a gente aqui...

FIM