terça-feira, 11 de agosto de 2009

EU TE AMO MEU BRASIL OU DE COMO É BOM CURTIR UMAS FÉRIAS...

Sair de férias por vinte dias foi maravilhoso. Como sempre, armamos nosso quartel general em Brotas e de lá íamos inventando mil coisas para fazer.
Tivemos de tudo: comida boa de mãe, avó e tia, flores, frio, chuva, lua cheia, arco íris, caminhadas no mato,por de sol, aniversários, viagem e muito mais...
Neste julho passado fomos para a Capital para que as crianças conhecessem São Paulo de tantos cantos, tantos desencontros, tantas diferenças, tanto pra se falar, gostar ou odiar.
Bruna encantou-se com o metrô, uma novidade para uma garota de 11 anos que já morou em tanto lugar, mas não o conhecia.
O Zôo Safari foi uma aventura inusitada e divertidíssima, com os animais botando a cabeça dentro do carro pra ganhar amendoins, mas achamos que o local está mal cuidado e meio deprimente como todo zoológico.
Meu filho César se encantou com as adjacências da Rua Santa Efigênia, reduto dos eletrônicos e que tais, pelos quais ele já demonstra um grande gosto e propensão ao entendimento.
Eu como sempre aproveitei tudo, a nostalgia de uma Estação da Luz que conheci pequena quando fiz uma viagem de trem para Santos. O misterioso e imponente Mosteiro de São Bento, cujo sabor do famoso pão não me agrada, mas que não deixo de comprar pra presentear meu pai.
E o que dizer da arquitetura dos prédios centrais, centenários e que nos levam a imaginar como foi tudo aquilo um dia lá atrás no passado. É como se eu tivesse uma saudade de alguma coisa que não conheci e nunca vivi.
Não pudemos deixar de apontar a degradação também, a poluição, os moradores de rua, os nóias como são chamados os consumidores de droga vagando pela área central..., o stress no trânsito, o medo de assalto, a desconfiança no meio de tanta gente, enfim...
Depois de dois dias na capital, uma passagem por Campinas amada, onde morei por bastante tempo, fiz faculdade, casei, pari o César, e que me é tão viva na memória.
Voltamos para Brotas e lá terminamos as férias.
Por ora, ficam algumas fotos de momentos especiais, já prometendo outras pra breve.
Na cabeça martela o poema de Pablo Neruda e a certeza de que amo até e principalmente as raízes, desse meu Brasil...

"Eu me despeço
Volto à minha casa, em meus sonhos.
Volto à Patagônia, aonde o vento golpeia os estábulos e salpica de frescor o oceano.
Sou Nada mais que um poeta: amo a todos,
ando errante pelo mundo aue amo.
Em minha pátria, prende-se mineiros e os soldados mandam mais que os juízes.
Entretanto, amo até mesmo as raízes de meu pequeno país frio.
Se tivesse que morrer mil vezes, ali quero morrer
Se tivesse que nascer mil vezes, ali quero nascer
Perto da araucária selvagem, do vendaval que vem do sul, das campanas recém compradas
Que ninguém pense em mim.
Pensemos em toda a terra, golpeando com amor a mesa.
Não quero que volte o sangue...a molhar o pão, os feijões, a música:
Quero que venha comigo o mineiro, a criança, o advogado, o marinheiro, o fabricante de bonecas.
Que entremos no cinema e bebamos o vinho mais tinto.
Eu não vim para resolver nada.
Vim aqui para cantar e quero que cantes comigo. "

Lentilha com calabresa, arroz e rúcula

Acidente presenciado logo em nossa chegada. Muita neblina, muita negligência...

Uma árvore linda no meio do caminho, numa calçada de Brotas

Frango assado com farofa de milho no domingão...

Um início de por do sol em um dos locais de caminhada no mato...

Pindaíba no pé...

Flor de São João e de cacto em comunhão...

A lua despontando e no meio da árvore a casa do joão de barro...

2 comentários:

Valentina disse...

Este frango com farofa de milho deu água na boca.

Odete disse...

Tao bom voltar a lugares que marcaram nossas vidas. Os cheiros e as lembrancas carregamos na alma, pra vida toda. Uma carga imensa p/ mim que sempre tive vida cigana.
Viajei na sua viagem.

Bjs