O fato é que toda semana compro uma carne com osso (acém) ou músculo e cozinho para misturar à ração do meu cachorro. E então é claro que não vou perder aquele caldo maravilhoso.
Para o cão eu uso apenas um pouco de sal, mas depois que tiro a carne, coloco cebola, shoyu, alho, pimentinha calabresa e o que mais me der na telha.
Em algumas ocasiões nem uso a peneira e uso com os pedaços de cebola e temperos mesmo.O fato é que também tenho sempre um bom e suculento caldo congelado para uma vontade fora de hora . Afinal, um banho maria e lá está ele pra ser usado onde quiser.
Para a polenta mole, costumo hidratar o fubá um tempinho antes de começar a cozinhar. Para cada xícara de fubá, uso mais ou menos três xícaras de caldo (mas é claro que quem me conhece sabe que é no olho).
Aí é levar ao fogo (eu uso uma chapinha embaixo da panela pra cozinhar bem lentamente), mexer e ir adicionando mais calmo de acordo com a moleza ou dureza desejadas.
A da foto abaixo estava com o caldo coado e servi com queijo padrão ralado, azeite e requeijão cremoso caseiro que faço com ricota