sexta-feira, 13 de junho de 2008

QUEM MEU FILHO BEIJA, MINHA BOCA ADOÇA

De vez em quando as coleguinhas da minha filhota inventam de fazer a noite do soninho. Então escolhem a casa de uma delas pra passarem a noite, normalmente às sextas-feiras.
E então quando é hora de buscá-las no sábado, invariavelmente eu acabo voltando pra casa com mais de uma, além da minha própria menina.
É uma alegria, pois além da juventude, elas trazem ânimo, coragem, e uma ingenuidade gostosa de pequenas mocinhas com 10, 11 anos de idade. E acho importante terem uma convivência saudável e irem formando os laços de amizade, respeito, generosidade...
E foi num desses sábados que tivemos 3 florzinhas especiais pra compartilhar de nosso almoço: A Flávia, A Beatriz e a minha Bruna.
Preparei pra elas com muita simplicidade: Arroz branco, feijão, salada de alface americana com tomate, bife à milanesa e banana da terra frita.
O bife à milanesa aprendi a fazer com a minha mãe:
Tempero os bifes (uso patinho ou alcatra) com sal, orégano, alho, tiquinho de azeite, tiquinho de vinagre
Passo pela farinha de trigo com uma colherzinha de fermento em pó, pelos ovos batidos com uma pitada de sal e um pouquinho de azeite, e depois na farinha de pão.
Frito em óleo bem quente e pronto.



A banana da terra eu corto fatias em viés, coloco numa tigela e rego com azeite, açúcar, pitada de sal e espremo um limão ou uma laranja e deixo marinando. Na hora de fritas é só aquecer uma panela de fundo grosso, juntar as bananas, tampar, agitar a panela de vez em quando (não mexo com colher para não machucar os pedaços) e deixar no ponto preferido. O açúcar vai derretendo e ficando marronzinho, o azedo com sal e açúcar se confundem e é delicioso.

8 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Não tem comida melhor no mundo....
Uma vez eu fiquei doente, um desses virus miseravers, e minha mae estava aqui, Ela fez bife a milanesa e naquele dia eu levantei da cama e comi, comi, comi...

Beijo, Ana! :-*
Pra voce e pros filhotes.

Unknown disse...

Esse jantar é maravilhoso.
Meninas de sorte!
Nunca fiz banana assim, sempre a milanesa.
Bjs

Agdah disse...

Minha mãe costuma fazer bifes assim sempre. A única diferença é que a farinha para empanar que ela usa é a de trigo. Ainda hoje quando chego em casa, é uma das refeições que sempre se repetem. Adoro sentir o gosto e a textura dos pedacinhos de casquinha que o bife espalha pelo o arroz ou purê de batata.

Filipa disse...

Que belo almocinho, eu só dispensava a bananinha :)
Tenho saudades do tempo em que também tinha a idade delas... Quem não tem?

Beijinhos

Luciana Macêdo disse...

A banana arrasou, simples e deliciosa.
Bjs!

Fabrícia disse...

Ana querida essa comidinha de mamãe é divina....que gostosura. Ah a sorveteira...tem foto da garota lá no blog....lindona. No verão por aqui chega a fazer 32°C ..bem úmido e quente. Para quem estava nos menos 30°C sofre demais.
Bjs.

Odete disse...

Oi Ana nada melhor que uma comidinha simples e caseira. Imagino que as meninas devem gostar mesmo desse carinho. To vendo que o frio continua por ai, firme e forte... precisa mesmo de cominha confortante para aquecer.
beijinhos

Flavinha disse...

Ai que delícia!
Aposto que as meninas adoraram!
Um dia desses vou fazer as bananas assim também!

Bjocas