segunda-feira, 15 de setembro de 2008

MENINO MALUQUINHO E UM FRANGO ASSADO...

Não tenho muita paciência para assistir TV, pois pra ficar ali sentada olhando para uma tela, o assunto tem de me chamar muito a atenção, pois perco a paciência e já começo a fazer outras coisas por perto e vou espiando a TV ao mesmo tempo. Até pra assistir filmes eu tenho de estar muito determinada para não começar a tirar pó dos móveis em volta, ler jornal, jogar paciência no celular, etc.
E foi mais ou menos assim, que com a TV ligada em um canal que passava o show do Menino Maluquinho Jamie Oliver (muito show para meu gosto, mas que tem um marketing próprio e o problema é dele), o vi fazendo um frango assado com crosta de sal.
Segundo ele, os espanhóis fazem carnes e peixes assim, aproveitando a água do mar, mas como eu não tenho água do mar, fiz como ele ensimou (aliás, fiz duvidando que fosse dar certo, mas avisei todos em casa que seriam minhas cobaias).
O lance é o seguinte: Misturar um kilo de sal grosso com dois ovos inteiros. Envolver um frango com temperos que gostar. Eu usei cebola, tomilho, orégano, pimentinha vermelha, alecrim e manjericão, todos frescos. Piquei uma boa porção de todos eles e espalhei pelo frango. Também botei um bom punhado dentro da ave. Depois, "rebocar" o frango com o sal, formando uma crosta e levar ao forno até ficar bem assado. Quase duas horas, pois não quis arriscar um frango branquelo.
Retirar do forno e quebrar a crosta de sal. E não é que ficou mesmo bom, tempero suave, com uma casquinha bem crocante e um sabor muito gostoso, ah, e o sal ficou no ponto !!!!!
A observação do meu filho é que é um desperdício de sal. Acho que neste caso devo concordar com ele, pois verdadeiramente, o sabor não é tão diferente de um frango assado do jeito mais tradicional que conhecemos.




7 comentários:

laila radice disse...

com frango nunca projei, mas já fiz algumas vezes pexe dess maneira e gostei mto do resultado, obtive uma carne suculenta e umida.

bjs

Laurinha disse...

Já fiz sim com sal grosso, mas não com ovos inteiros, no máxio a clara... fica realmente muito bom!
Temperadinho na medida, e com as ervas frescas, delícia!
Beijinhos

Goreti disse...

adoro esse menino maluquinho...tem receitas ótimas...vi este episódio, só não duvidei do resultado porque o menino é talentoso por demaiss...tudo qe fiz dele deu super certo...combinações perfeitas.

Agora concordo com seu filho...é um desperdício de sal...mas pra nós que amamos a cozinha e gastamo muito mais em outros ingredientes, acho que vale a pena.

Beijos!!!

Fabrícia disse...

Ana mas esse franguinho deve ser bom demais da conta.... Mesmo sendo muito sal acho uma maneira excelente de assar aves, carnes e peixes .... Adorei.
Bjs.

Vivian disse...

ah, viu só como a tv tbem ajuda a gente na cozinha ?>
deve ter ficado delicioso!!

Agdah disse...

Eu devo confessar que a quantidade de sal desanima, mas eu também acho que é mais o estilo diferente de preparar pois fica muito suculento. Eu também não percebi muita diferença no sabor.

Andrea disse...

Ana, tu sabes que morro de medo de fazer esse frango com sal, a sensação é de que não tem como dar certo, me dá nervoso não poder ver se o bicho, literalmente né, tá assado ou não.

Quem sabe com a tua experiência eu arrisco.

Quanto a ficar parada vendo TV, também não consigo, to sempre fazendo algo junto, nem que seja dando uma olhada na net.

beijos