quarta-feira, 17 de junho de 2009

SÃO JOAÕ ANTONIO PEDRO...

Morei em Brotas até os 17 anos, quando quis bater asas, fazer faculdade, trabalhar e me mandei pra Campinas.
Depois de ter saído, não me lembro de ter ido a alguma legítima festa junina em área rural, daquelas que meu avô fazia no sítio, com fogueira, muito rojão, pipoca, quentão, e o mastro dos 3 santos: O Antonio, o João e o Pedro. Lembro de mim criança, catando flores de São João que subiam pelas cercas para enfeitarmos o mastro, lembro do meu avô que fazia a trezena de Santo Antonio, das brincadeiras e simpatias (isto já mais mocinha), que fazíamos pra descobrir com quem iríamos casar, na noite da véspera do dia de Santo Antonio - alcunha de santo casamenteiro.
E então, por essas que o destino prega, casei-me neste dia, há exatos 16 anos, com quem cujo nome nunca havia estado nos papeizinhos que colocávamos numa bacia com água pra dormir no sereno e ver qual estaria aberto no dia seguinte e que seria o tal do príncipe encantado.
E aconteceu que neste ano estávamos em Brotas e uma amiga dos tempos idos, cujos pais foram vizinhos de meus avós, me convidou para a festa junina no sítio ao qual eu não ia há muito, mas muito tempo mesmo.
A sua família tem isso por tradição e sua mãe, Dona Antonieta que já tem 92 anos, faz questão que se repita todos os anos. O esquema é convidar muita gente, fazer a reza na capelinha, erguer o mastro, e servir muita, mas muita comida boa, chocolate quente e quentão de pinga.
Foi uma noite de muita saudade, de rever gente conhecida, alguns que nem me reconheceram, outros que faziam questão de lembrar quanto tempo passou desde o tempo em que éramos crianças e jovens, enfim uma noite muitíssimo agradável, bastante frio é fato, mas recheada de saudade e alegria.


Dona Antonieta faz questão de sair da igreja e acompanhar o mastro, numa compenetração de fé irrepreensível.

Os homens erguem o mastro...

Diz a tradição que moça solteira que "soca" a terra no pé do mastro, consegue arrumar marido...

Acho que tem homem que também tá querendo casar...

A casa de um dos filhos, cheia de gente...

A igrejinha, linda e pequenina...

Fiquei com vergonha, mas fotografei a santa...

Santo Antonio três vezes...

Aquecendo...

Flagrante de uma parte das comilanças...

3 comentários:

Fabrícia disse...

Aninha querida,
Quanta nostalgia dessas festas lindas do nosso país ...
Bjs para ti.

Claudia disse...

Que festa linda. Maravilha.

Claudia

Mel L. Ramos Bryar disse...

sou apaixonada por festa junina! tudo me anima, o clima festivo, as bandeirinhas, a fogueira, as noites frias, as tradições e claro a comida! Aqui em Campinas é raro sim, encontrar festas tradicionais, viu? mas sempre tem umas que salvam!!! este ano fui em uma diferente, aqui na Casa de Portugal, foi maravilhoso, só que acredita que claro fui esquecer a máquina!Comi tanta alheira, linguiça portuguesa(uf eu mesma?!), bolinhos de bacalhau, caldo verde, sardinha na brasa e muitos pastéis de belém, bem diferente dos quitutes brasileiros, mas foi bom fazer algo diferente!beijos