segunda-feira, 11 de outubro de 2010

JOGA AS CASCAS PRA CÁ OU UM SAGU DE ABACAXI

Admiro donos e donas de blog que conseguem atualizar seus meios escolhidos para divulgar alguma coisa a que se dedicam.
Claro que este veículo que ainda teimo em manter, é mesmo uma diversão, um passatempo gostoso, mas ao qual sinceramente não mantenho dedicação canina. E pra dizer a verdade ultimamente tenho gostado mais de ler os blogs alheios e sem dúvida nenhuma ficar "sapeando" pelo Twitter que é mais ágil e também descompromissado.
Cozinhar, continuo cozinhando. Fotografar, nem sempre mas histórias pra contar são mesmo muitas.
O sagu é um doce que fez parte da minha infância de interior, onde pouco ou quase nenhuem leite condensado esteve presente a não ser nas ocasiões especiais e nas receitas mais manjadas para a década de 60 e 70. Minha mãe costumava fazer com vinho ou com leite e eu sempre gostei de comer enquanto estava ainda quentinho.
Quando meus filhos nasceram e quando começaram a comer, também costumava fazer papinhas salgadas com as tais bolinhas e eles gostavam muito. Alguns acham estranho e só conhecem o doce, mas as papas salgadinhas de sagu são também uma delícia e de fácil digestão e deglutição para os bebês, tendo em vista que por ficar cremoso e grudento, dificilmente a criança engasga porque não vai direto pra goela.
E não é de hoje que costumo usar cascas de abacaxi pra fazer sagu, não apenas pelo fato do aproveitamento das cascas, mas porque é gostoso mesmo e muito simples. Costumo ir fazendo enquanto estou cozinhando o almoço ou o jantar.
Ao descascar o abacaxi, cozinho as cascas em uma panela com água e um pouco de açúcar. Da última vez que fiz, anotei as medidas. Então, se gostar da idéia faça assim:

Leve as cascas de um abacaxi (higienize antes de descascar, com uma escovinha) para ferver em uma panela com 6 xícaras de água e umas duas colheres de açúcar.
Depois que ferver, desligue o fogo e reserve. Enquanto isso já deixe de molho em água morninha, 2 xícaras de bolinhas de sagu.
Coe a água fervida que agora tem o sabor de um suco de abacaxi e leve ao fogo baixo, juntando as bolinhas de sagu, escorridas e lavadas. Costumo juntar ao caldo, abacaxi picadinho em cubos, que também dão um gostinho especial e que deixo ao gosto do freguês.
Se gostar junte cravo e canela em pau. Deixe a panela semi tampada e mexa de vez em quando pra não grudar no fundo da panela. O líquido vai começar a engrossar e as bolinhas devem ficar transparentes. Quando perceber que estão cozidas (15 minutos + ou -) é hora de colocar o açúcar que só deve ser adicionado depois que as bolinhas cozinharam sob pena de "encruarem" e ficarem duras. Da mesma forma, se achar que está ficando muito grosso, também pode juntar mais água, mas deve estar fervendo, para não fazer o mesmo estrago de endurecer as bolinhas pelo choque térmico.
Depois de adoçar a gosto e eu nem uso muito açúcar, pra sentir o sabor do abacaxi, deixe ferver mais um pouco para o açucar derreter e está pronto.
Lembre que por ser um amido, o sagu vai ficando mais consistente conforme vai esfriando. Se for esperar esfriar antes de levar à geladeira, coloque num Pirex* e vá mexendo de vez em quando pras bolinhas ficarem bem misturadinhas no caldo.

A versatilidade: comer quentinho no inverno e geladinho no verão. E como em Curitiba quase não temos verão, quase nem tenho tempo de tirar da panela.

10 comentários:

Gina disse...

Ana,
Essa é uma novidade pra mim. Como adoro abacaxi, já tem a minha aprovação de cara!
Você viu as músicas do cd do meu filho?
Que tal fazermos um piquenique no JB quando o frio der uma trégua?
Bjs.

Yara disse...

Obaaaaa lá vou eu hoje à noite pro Sacolão comprar abacaxi, hehehe. Nunca comi sagu com abacaxi, minha mãe fazia com vinho - e ultimamente aqueles prontos de caixinha mesmo com sabor de suco em pozinho. Imagina o quanto estou babando de vontade desse sagu de abacaxi, aiaiai. Obrigada pela receita, beijos procê!

B. V. disse...

Ola, gostei muito do teu cantinho e ja te estou a seguir, visita tambem os meus e torna-te seguidor.
http://casaescorpiao.blogspot.com/
http://baudastralhasbv.blogspot.com/

Gina disse...

Olá, Ana!
Estou esperando resposta do e-mail, corre lá!
Bjs.

Paula Pacheco disse...

Ana, tudo bem por ai...menina...esse sagu lembra o da minh mãe, só que ele fazia com os pedaços de abacaxi,mas o seu deve ficar uma beleza também,
bjs
Paula

Fabrícia disse...

Ana querida .. que saudade ..
Pois entao ... comemoramos com simplicidade 1 aninho da Elissa na terça mas com muito luxo no sabado. A vovo estava aqui e nao podiamos deixar passar a oportunidade de preparar uma linda festinha ... A Elissa estava linda e amou .. se divertiu horrores. Um beijo saudoso para ti.

Janna Joaninha disse...

Oieee
que bom receber sua visita e comentário
ando meio ausente tbm ahahaha

vamos conversando :)
saudadesss daquele tempo tão gostoso!

Eu quero! E você??? disse...

ai que deliciaaaaaaa qero mais receitinhas adoreiii

Fabrícia disse...

Ana querida,
Feliz 2011 para ti.
Estamos com saudades hein ...
Pois entao .. a pititica foi para a terra de Fidel ... com mamae e papai .. eheh. Nao é facil curtir o frio precisavamos de uma prainha ... Foi otimo. Beijos para ti e toda a familia.

Dalva Tupinambá disse...

Ana, descobri hoje o seu blog através do COME-SE.Gostei muito.Mas faz tempo que você não escreve nada.Devia escrever porque é muito gostoso de ler. Eu tenho um blog chamado noticiasdeaguasdaprata
onde falo de astrologia quando dá na telha, falo muito das paisagens e dos instantâneos aqui desta cidade lindinha e de vez em quando reclamo das coisas que acho chatas, as vacas pastando na praça, cachorros que todos gostam de tratar mas desde que fiquem na rua , barulhos chatinhos.... mas falo de plantas e flores....
abraços, Dalva Helena