terça-feira, 9 de junho de 2009

FA - RO - FA

Sinceramente não entendo quem diz que não sabe cozinhar, e se contenta em dizer que a única coisa que sabe fazer é ovo cozido e Miojo.
Claro que não sei fazer tudo o que gostaria, não compro ingredientes mirabolantes e exóticos a ponto de ter o orçamento prejudicado, tenho grandes reservas com quetais de peixes crus, pratos e embutidos com sangue, dobradinha, gafanhotos, lesmas, turus, saúvas ou outros que possam inebriar a Neide Rigo. Porém, contudo, todavia, acredito que não é necessário muito esforço ou grandes conhecimentos para se fazer com simplicidade, um monte de coisa gostosa.
Como não tenho mais empregada, faço o nosso almoço pela manhã antes de vir trabalhar. Dou cabo de fazer em meia hora, quarenta minutos, coisas simples, gostosas e que eu chamo de honestas. Um repolho refogado, uma couve-flor com molho branco, uma berinjela com tomates, uma tortinha rápida com peito de frango e massa batida no liquidificador. E o que dizer das farofas. Ah, farofa todo mundo tem de saber fazer.
Afinal a farofa é um grande e democrático prato, até o nome já sugere uma lambança, uma miscelânea. Numa farofa, podemos "esconder" os legumes que as crianças não querem comer, podemos misturar o que vier à mente e tivermos na geladeira, e dá pra torná-la até um prato único. Pra mim, não há nada mais gostoso que uma "farofa de tudo" com feijão bem quentinho e uma saladinha verde.
Nesta da foto eu usei linguiça sem trema caseira, farinha de mandioca biju sem acento, banana prata preciosa, temperos a gosto em junho, cheiro verde bem verde e cheiroso.

Ah, uma parte da linguiça eu esfarelei e juntei à farinha e algumas eu deixei inteiras pra chamar a atenção.

4 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Ana, essa sua farofa linda fez meu estomago soltar um roncao--de fome e saudade.

beijoooo enooorme!

Andrea disse...

E ficou linda essa farofa, eu amo!!!

beijoca

Nani disse...

Farofa é muito bom né?! Esses dias comi uma de jiló, menina é perfeita!
Beijos, saudades...

Claudia Rumi disse...

Ulalá, que farofa deliciosa!!!
estou sentindo o croccante do biju com a carne da linguiça salgada e o doce da banana.Adoro esta combinação. Isso realmente pede um feijão novinho e arroz.
bj
Claudia