quarta-feira, 26 de agosto de 2009

VISITANTES E VISITAS OU O LANCHÃO DO BORÃO...

Na casa do Borão, somos sempre visitantes, mas nunca visitas, no sentido "pompa" da palavra. Quero dizer que lá é a extensão de nossa própria casa e meus pais sempre fizeram questão que assim o fosse.
Num de meus últimos posts, resquício ainda das férias de julho, com algumas comilanças sobre o fogão, intitulei o post de Estou esperando visita.
Na verdade, em uma certa tarde em que meus pais foram ao médico em Jaú, ao me ver sem ter o que fazer, fui pra cozinha e resolvi esperá-los com uma surpresa.
Então saíram coisas do meu jeitão, classificáveis como simples, fáceis de fazer e gostosas. Até porque vou fazendo tudo junto, mexo daqui, quebro ovos dali, acendo o forno, tiro as bolachas da grade de cima, ligo o liquidificador, enfim uma suave bagunça mas que ao final estou com louça lavada, fogão limpo e cabelo desgrenhado, mas com uma vontade louca de sentar para comer um pouquinho de cada coisa. Sem contar que as crianças sempre vão aparecendo e beliscando daqui e de lá.
Neste dia assim que coloquei tudo pronto sobre o fogão e acabei de passar um café, meus pais chegaram e levaram o maior susto. Ver a cara deles de alegria, como diria qualquer programa de cartão de crédito: Não tem preço.

A receita abaixo oferece múltiplas variações e adaptações do tipo menos ovo, mais leite; menos farinha de trgio, um pouco de aveia; não tem gergelim, coloca linhaça; não tem leite, um pouquinho de água e por aí vai. Na minha cozinha é assim !!

Chamamos de Bauru de forno ou Lanchão do Borão:
Bater no liquidificador:
03 ovos
1/2 xícara de óleo
1 xícara de leite
15 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal a gosto, se quiser pimenta, cúrcuma, páprica, etc, etc ou apenas sal
1 colher de sopa de fermento em pó
O recheio claro que é a gosto do freguês que deve deixar a imaginação fluir
Neste eu usei:
tomates em rodelas temperados com cebola bem picadinha, sal e orégano,
presunto, queijo mussarela e um pouco de creme de leite.
Em forma untada e enfarinhada, colocar uma parte da massa, o super recheio, o creme de leite e o restante da massa. Alisar com uma espátula (se achar que o recheio ficou muito descoberto), salpicar o grão da preferência (eu usei linhaça) e levar ao forno até dourar.


4 comentários:

Odete disse...

Pra uma fatia bem generosa, por favor!
Coisas simples e familia reunida, nada pode ser melhor.

Bjs

Andrea disse...

Ana, receita anotada, gosto de coisas assim de execução simples e que da pra variar de acordo com o que temos em casa.

beijoca

Paula Pacheco disse...

Esse Bauru de forno é tudo de bom...vim conhecer o blog, bem familia Ana parabens...te convido para visitar o meu blog, te epsero por la...estamos programando um encontro de blogueiras em Curitiba, confirma para mim se vc é mesmo daqui ok, estaremos em contato (eu e Gina do Naco Zinha),
bjs e até mais,
Paula

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Muito lindo o seu apelo na abertura de seu blog. Se todos fizermos a nossa parte estaremos contribuindo para um Rio melhor. Eu sou carioca, atualmente estou desempregada. Antes trabalhava com projetos sociais na gestão César Maia e depois de sogrer uma violância urbana, eu e meu marido viemos morrar na serra. Aqui é muito sossegado, só que não consigo trabalho na minha área. Vivo bendendo coisas para sobreviver, vendo o que aparece (rs). Nem tudo é perfeito, não é verdade ?
Na luta por um mundo melhor,
Saudações Florestais !