quarta-feira, 3 de março de 2010

SE COSE COSI...

Seguindo a máxima do tudo se transforma, ou nada se perde, ou não gosto de desperdício, costumo fazer muita polenta em casa. No inverno porque é inverno, no verão porque não quero perder o caldo, na primavera porque gosto e no outono porque as folhas caem.
O fato é que toda semana compro uma carne com osso (acém) ou músculo e cozinho para misturar à ração do meu cachorro. E então é claro que não vou perder aquele caldo maravilhoso.
Para o cão eu uso apenas um pouco de sal, mas depois que tiro a carne, coloco cebola, shoyu, alho, pimentinha calabresa e o que mais me der na telha.
Em algumas ocasiões nem uso a peneira e uso com os pedaços de cebola e temperos mesmo.O fato é que também tenho sempre um bom e suculento caldo congelado para uma vontade fora de hora . Afinal, um banho maria e lá está ele pra ser usado onde quiser.
Para a polenta mole, costumo hidratar o fubá um tempinho antes de começar a cozinhar. Para cada xícara de fubá, uso mais ou menos três xícaras de caldo (mas é claro que quem me conhece sabe que é no olho).
Aí é levar ao fogo (eu uso uma chapinha embaixo da panela pra cozinhar bem lentamente), mexer e ir adicionando mais calmo de acordo com a moleza ou dureza desejadas.
A da foto abaixo estava com o caldo coado e servi com queijo padrão ralado, azeite e requeijão cremoso caseiro que faço com ricota


9 comentários:

Flavinha disse...

Nossa!!!

Polenta feita assim faz toda a diferença! Um prato tão simples e eu fiquei com água na boca! Prova de que o importante é como a comida é preparada! Adorei!

Beijocas

Madri disse...

Oláa!

Onde encontro a sua receita de requeijão caseiro feito a partir de ricota ?

Bjks

Marly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marly disse...

Oi, Ana,
Descobri agora o seu blog e já vou me incluir entre os seguidores, pois gostei da sua 'prosa' e das suas receitas!

Beijão e bom dia

Paula Pacheco disse...

Aninha, juro que faço um prato bem parecido com este, é simplesmente simples e deliciosamente saboroso, com um caldo desses então meninaaaaa é muito bom, sabe que eu compro peito de frango com osso justamente para fazer caldos, uso nas sopas fica tãoooo bom, agora ta me dando vontade de comer polenta em aqulquer ciscustancia como vc ahahahha,
bjs enormes
Paula

Marly disse...

Ana,
Muito obrigada pela visita e pelo link. Também vou incluir o seu link na minha lista de blog.

Beijão e bom fim de semana.

Cris disse...

Amiga...agora voltei a infância, eu comia poleta assim! Juro com ovo frito mas sem esse queijinho extra em cima (como a gente falou, na época das vacas magras...hihi)!
Que delícia amiga, adorooo nostalgia!
E também da culunária que me faz voltar ao passado!!

Saudadinhas de ti também querida!!
bjs bjs pra vc!

Priscilla disse...

Nossa deve ser maravilhoso vo até comprar polenta pra fazer semana que vem..Parabéns pelo blog..Se der de uma passadinha lá no meu blog..Um beijoo e Feliz Pascoa

leila disse...

Ana,
tu mes fizestes lembrar da minha avo. ela come polenta assim e eh taooo boommm!

beijinhos