quinta-feira, 10 de julho de 2008

EMPADINHAS DO BEM...

Nossa conhecida e querida moça do bem, a Laila; que confessou ser uma empadeira nata, publicou ainda no final do mês de junho um post sobre empadas. Como me identifiquei no mesmo gosto pelo petisco, resolvi copiá-la é claro.
E no domingo passado resolvi fazer as tais empadas que chamei de Empadinhas da Lailinha !!!!
Confesso que estava meio preguiçosa para fazer nas forminhas pequenas e resolvi com meu filho que faríamos apenas uma demonstração unitária, e com o restante da massa e recheio teríamos um grande empadão.

Bem, a massa é gostosíssima e eu por conta própria diminuí um ovo da massa, ou melhor; usei dois ovos inteiros na massa, mais uma clara, e a gema desse terceiro ovo, usei para pincelar.

Meu recheio também levou sobrecoxas além do peito, pois pensei que elas o deixariam menos seco.

Cozinhei as carnes do recheio com temperos a gosto, desfiei grosseiramente (não processei) pensando num recheio bem pedaçudo. Aí refoguei cebola em azeite, juntei as carnes, um tomate sem semente e muita azeitona preta. Num copo com um pouco de água, dissolvi uma colher de amido de milho e juntei ao refogado.

Também diferentemente da Laila, eu usei o caldo para uma sopinha da tarde que fiz com macarrão e legumes.

O resultado taí. Não tive tempo hábil para fotografar o empadão.....imaginem por quê !!!!!







4 comentários:

laila disse...

Ana, Aninha Anoca...

querida q surpresa...ma solha as empadinahs nao sao minhas nao...a mossa q nos presneteou..e eu adorei sua sugestao para a massa tirando uma gema e usando-a para pincelar...é mais partcio doq ficar com mil claras na geladeira...

mto obrigada pelo carinho de semrpe!bjs

Nani do Paulo disse...

Rsrsr Aninha que coincidencia mesmo, haha
A Laila anda fazendo sucesso, rs
Eu não sou muito fã de empadas, mas conheço alhuém que só de ver a foto ia babar, rs
Beijos

Leila disse...

oi Ana, tudo bem?

faz tempo que a gente nao conversa e eu ando tao corrida que quase nem visito os blogs.

amei as tuas empadinhas, sinto suadades delas mas nunca fiz.

beijinhos

Flavinha disse...

Receita blogada pela Laila é sempre do bem mesmo, né? E já que ela aprovou sua modificação quanto aos ovos vou anotar também!

Beijos