quinta-feira, 16 de outubro de 2008

BOLO DAS MENINAS...

Gosto muito que os amigos e amigas dos meus filhos estejam em casa, seja pra fazer trabalhos, estudar (é o que menos fazem..hehehe) ou apenas brincar nos finais de semana. Invariavelmente quem mais tem convidados é a Bruna bem como é a mais convidada para atividades mil, desde jogos de futebol até festas de quinze anos de colegas de classe do meu filho mais velho.....e ela ainda nem fez onze.
Num desses sábados dos últimos meses em que temos abundância de morangos, resolvi me arriscar e fazer um bolo. Não tenho habilidades finas propriamente ditas, não tenho muita paciência para coisas delicadas ou que demandem delicadezas, e afins. Gosto mais de praticidade e coisas no estilo "aqui e agora". Ansiedade é comigo mesma.
Aí que saiu o bolo abaixo e por ser um dos primeiros até que ficou bonitinho (bonitinho é quando não queremos dizer feio, mas que o lindo passou longe). Quanto ao sabor, ao menos para o pessoal de casa e a minha linda visitante Flávia, posso colocar os dedos desajeitados no fogo. Até repeti lá na casa do Borão e também foi aprovado. Fiz um pão de ló básico que já tenho de cabeça e é de bom tamanho. No recheio usei brigadeiro branco com uma lata de creme de leite e um disco de suspiro que comprei pronto.
Assim:
4 ovos
4 colheres de açúcar
4 colheres de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
(dá pra fazer essa receita proporcionalmente com os ingredientes em quantidades de 3 até 6, depois disso eu nunca testei.)

Bata as claras em neve e junte o açúcar. Numa vasilha separada eu tiro a pele das gemas (dizem que ela é que dá aquele cheiro forte, se não tiver comprovação científica, já me acostumei) e dou uma batida. Com a batedeira ligada vou despejando sobre as claras em neve. Desligo a batedeira e junto aos poucos a farinha e o fermento peneirados, mexendo delicadamente. Assadeira untada e enfarinhada, fõrno pré-aquecido e rapidamente o bolinho tá pronto.

O brigadeiro deve ficar meio mole, antes do ponto de enrolar. Uso uma colher de margarina/manteiga e uma lata de leite condensado. Quando esfria junto uma caixinha de creme de leite com soro ou natas.

Corto o bolo ao meio, coloco morangos fatiados, o suspiro esmigalhado com as mãos, e o brigadeiro.
Para cobrir eu uso um pote de creme de leite fresco batido com duas colheres de açúcar.

Não consigo fazer com que fique ao menos umas duas horas gelando....







4 comentários:

laila radice disse...

ois a menina q vos escreve adoreou! contaria os minutos bem afoita para provar uma fatia, ou duas...

bjs

Laurinha disse...

Elas adoraram, hein!!!
Também quero.....
Beijinhos

Flavinha disse...

Pois eu acho que ficou lindo! E delicioso! Basta ver a cara das meninas!

Eu também não tenho habilidades para decorar bolos e tortas... Se na minha primeira tentativar eu fizer assim parecido com vc estarei muito feliz! Hehehe...

Nani disse...

Uau que bolo lindo! Fiquei salivando querendo um pedaço, as meninas devem ter adorado né?!
Beijos