segunda-feira, 13 de outubro de 2008

PRATO DAS ARÁBIAS....

Sempre que vamos para Brotas, aproveito pra levar coisas que minha mãe tem dificuldade de achar por lá, ou que por aqui sejam mais baratas. Desta vez levei trigo integral, aveia, granola, champignon, cerejas, que aqui compro a granel e que por lá o preço é exorbitante, além de não terem muitas opções de locais de compra.
E de quebra levei zahtar e pimenta síria pois minha mãe queria experimentar uma receita de kaftas. Antes dei uma pesquisada na internet para comparar receitas, medidas, temperos, modos de fazer.
Pra variar, fizemos as adaptações ao nosso modo e ficaram muito bons os tais espetinhos com carne moída.

1º macete: Pedir ao açougueiro passar a carne mais de uma vez pela máquina pra que fique mais fácil de colocá-la nos espetos.

2º macete: Deixar os espetos de molho numa assadeira com água antes de colocar a carne, para evitar que peguem fogo ou fiquem queimados enquanto estão no forno/grelha.

3º macete: abrir um saquinho plástico sobre a tábua de carne para facilitar o processo de moldagem nos palitos. Abre-se uma porção de carne, coloca-se o palito no meio e com a ajuda do plástico vai enrolando. Depois é só ir ajeitando com as mãos...fica bem fácil.

Usamos:
800 gr. de patinho moída, porção de hortelã bem picadinha, porção de cebola idem, sal, zahtar, pimenta síria, canela em pó. Temperei a carne com uma meia hora de antecedência e depois moldei nos palitinhos. Coloquei numa assadeira e levei ao forno (há quem faça na grelha, sobre a chama do fogão). Fui virando os espetos e um pouco antes de retirá-los do forno dei uma regada com azeite de oliva pois achei que estavam mais secos do que gostaria. Servimos com salada de folhas verdes e bastante limãozinho espremido.
Resolvemos que da próxima vez, faremos na assadeira pra ter mais tempo livre e quem sabe para que fique menos seco. Houve até quem sugerisse fatias de bacon, mas aí já saímos das Arábias e chegamos à América.




4 comentários:

Odete disse...

Que delicia Ana. Esses espetinhos ficram tao alinhados, ou seja bem feitinhos.

Bjs

Laurinha disse...

A ajuda do plástico realmente é ótima, pq de vez em quando levo um baile... fico com preguiça de abrir um saquinho...

ótima sugestão!

Beijinhos

Luciana Macêdo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciana Macêdo disse...

Uma cozinha que gosto é a árabe, acho saborosa. Kafta é um dos pratos que tenho vontade de fazer, mas vai ficando para depois e nunca faço. Gostei muito da sua receita e das dicas.
Bjs!