quinta-feira, 24 de abril de 2008

BERINJELA AUXILIA O SOFTBALL

Não, não estou maluca, aliás ser maluco hoje é tão normal, mas o título é este mesmo.
O softball é um esporte muito parecido com o basebol, o que pra mim já é muito difícil de entender....até porque não é um esporte muito difundido no Brasil. É um esporte praticado por mulheres com a mesma bolinha, luva, taco e capacete que o basebol, assim como regras e objetivos parecidos.
O Brasil participou com sua seleção nos Panamericanos de 2007 no Rio de Janeiro, quando a equipe fez esta foto que coloco aqui e que rendeu muitos comentários, embora não tenha nada de pornográfica ou apelativa. São meninas muito esforçacas e talentosas que lutam pra ver seu esporte preferido ser também uma preferência neste país do futebol.



Pois a minha filha até teve umas ameaças de jogar, mas depois de um brevíssimo treino aprendendo a rebater, desistiu. A coisa é mesmo pesada e requer muito treino, dedicação, obstinação e força de vontade. Aliás esses atributos eu já credito aos japoneses, pois adoro essa cultura e aprecio muitos de seus hábitos.
Tenho um colega de trabalho que é descendente de japoneses e através dele foi que conhecemos um dos times daqui de Curitiba o CENTRAL GLÓRIA DE SOFTBALL. Eles têm muito profissionalismo, embora não tenham grandes ou quase nenhum patrocínio, sendo os grandes incentivadores as famílias, amigos e comerciantes descendentes que também são os técnicos, treinadores, equipe em geral.
Sendo assim, a Central realiza a cada dois meses um jantar com comida típica e a arrecadação co a venda dos ingressos vai para as meninas do soft, de todas as categorias.
Como já frequentamos os jantares há quase dois anos, numa bela noite acabei indo xeretar na cozinha por pura curiosidade mesmo e conheci a Dona Satiko que é uma das cozinheiras. Os demais ajudantes são os pais, mães, parentes e aficcionados pela causa. Até estou querendo entrar para a escala.
De todos os pratos maravilhosos que servem, sempre um me chama a atenção, feito de berinjela, temperada com gengibre e muito shoyu. Os demais são conhecidos e fáceis de encontrar receitas: sushi, sashimi, yakemeji (arroz), yakissoba, harussame (macarrão de feijão), tofu, tempurá, sopa de missô, etc.

PARA A BRUNA SÃO TODOS BARQUINHOS...


HÁ UMA PESSOA EM CADA MESA DE SERVIR, PARA OFERECER O PEIXE ASSADO


HAJA PACIÊNCIA...E CAPRICHO...


TRANSBORDANDO SIMPATIA...


Pois então, pedi para a Dona Satiko me ensinar para reproduzir em casa. E então lá vai:
Usei uma berinjela de tamanho médio, bem lavadinha com escova e picada em retângulos não muito pequenos para não encharcar tanto.
Fritei em óleo bem quente pra ser rápido. Primeiro o lado das cascas e depois o lado branquinho.
Deixei escorrer em papel absorvente. Neste momento já vai dando vontade de botar um salzinho e comer.



Como tempero usei dois dentes de alho bem picadinhos, gengibre em conserva (shoga), e shoyu (pode-se usar o gengibre fresco picadinho também).
A berinjela pronta pode ser conservada na geladeira e usada como tira-gosto, com pãozinho ou o que preferir.

Valeu dona Satiko.......fico devendo sua foto, agradeço de coração e lógico que a minha está muito distante da delícia que a senhora faz. A dona Satiko é uma senhorinha muito fofa, bem humorada e trabalhadeira.

Como verão na foto ela também usa cheiro verde salpicado e muito, mas muito shoyu, mas eu não tinha em casa. o cheiro verde.

ESTA É A MINHA PRODUÇÃO


E ESTA É A MARAVILHA FEITA PELA DONA SATIKO

10 comentários:

laila radice disse...

adorei saber mais do esporte e do esforço da smeninas...isso q e força de ontade...e a dona Satiko deve fezr cada coisa...hummmm

Mel L. Ramos Bryar disse...

Obrigada pela visita lá na minha cozinha...a sua já está add para ficar mais fácil aparecer por aqui, pq daqui não saio mais...rsrsrsrs!!!

Excelente matéria sobre este esporte e que evento maravilhoso!!! A beringela nem se fala, amo beringelas e vou experimentar a receita!!!bjs

Filipa disse...

Excelente post! Adorei ficar a saber mais um pouquinho sobre esse desporto.
A beringela está com óptimo aspecto, parabéns!

Beijinhos

Gina disse...

Wow look at all that delicious fare!! One of my favourites is sushi! Hope you have a lovely weekend. :O)

Nani disse...

E obrigada por compartilhar conosco.
Beijos

Fabrícia disse...

Quero conhecer a D. Satiko...que fofa...e todas as garotas.
Bjs.

Agdah disse...

Mas menina, quer dizer que aí não tem coco seco? Que horror!!!

Eu não sabia que o pessoal no Brasil gostava de softball.

Unknown disse...

Humm parece bom. Semana passada fiz estrogonofe de beringela. Fiz algumas fotos, mas não postei. Obrigada pela visita e comentário no blog. Eu falo muito de comida por lá, mas ainda é mais de comida brasileira ou experiências gastronomicas em viagens. Eu gostaria de escrever mais sobre Alemanha e as pessoas, mas me sinto analfabeta no alemão, para escrever sobre esse assunto teria que ler, entrevistar, conhecer mais...mas qualquer hora sai, assim espero. Bom domingo para você.

Leila disse...

nao conhecia esse esporte. eu nao sou muito fa dos pratos japoneses com peixe cru e etc mas adoro os que levam legumes. fiquei curiosa com aquela "bolinha" recheada que parecia uma casquinha de ovo.he he o que é aquilo Anna?
beijinhos

Flavinha disse...

Adorei o post!
Beijinhos e Boa semana.