quinta-feira, 10 de abril de 2008

MUITO ALÉM DA CERVEJA...

Ao ouvir a palavra cevada invariavelmente nos lembramos da cerveja. Mas para muito além da bebida, este cereal que vem a ser parente do trigo, possui outras utilidades ou fins diferenciados principalmente para quem não é um grande apreciador da bebida amarga. E como sou uma dessas pessoas, que bebo um ou dois copos ou quem sabe uma garrafa da cerveja escura, dou-lhe como destino as panelas.
O prato que fiz não podemos chamar de risotto se considerarmos que o arroz não era o ingrediente em maior quantidade, tampouco o principal. Mas talvez a idéia de uma papa molinha e grudenta possa então emprestar o nome de "risotto com cevada". Sem muitas delongas, vamos lá:
Na panela elétrica (denki nabe em japonês) eu misturei cevada e arroz integral.


Juntei azeite, sal, alho, alho poró e abóbora kabotiá com casca. Coloquei mais água que o normal, considerando o arroz integral e a cevada que são um pouco mais durinhos. Além do mais eu queria o aspecto do "unidos venceremos".

Quando ficou pronto, ralei o queijo que tinha em casa, que não era parmesão, mas um queijo minas curado que conhecemos por "padrão" que também tem consistência firme, mas um sabor mais suave que o parmesão. Mais um pouco de azeite de oliva e partir para o hummmmmmm.

7 comentários:

laila radice disse...

sua papinha molinha unidos venceremos, me conquistou!

amo abobora, amo alho poro e amo cevadinha...

ah ja postei meu prato com sua coalhada!bjs

Fabrícia disse...

Ana adorei essa papinha de cevada....nunca comprei nem nunca procurei ....mas acredito que encontro por aqui....vou anotar..
Bjcas doces,

Marizé disse...

Isso deve ter ficado mesmo delicioso. Arroz integral e cevada são dois ingredientes que gosto muito.

Bjs

Filipa disse...

Ana esta comidinha deve ter ficado muito boa. Gosto de cevada mas não uso com muita frequência para não dizer nunca, mas agora ao ver a sua receita acho que vou passar a usar mais.

Beijinhos

Obrigada pelo carinho :) Quando receber, aviso.

Nani disse...

Eu sò penso em cerveja mesmo, amei o aprendizado.
Beijos

Odete disse...

Bem saudavel e nutritivo.
Gosto muito.
bjs

Betechef disse...

Adorei a receita Ana. Me deu uma vontade de provar um pouquinho.
Você sabia que a cevada foi o primeiro cereal plantado pelo homem. Na Antiguidade, já era usada para preparar o malte, utilizado na fabricação da cerveja. Também entrava como ingrediente básico do pão. É rica em fibras, proteínas, carboidratos e minerais, como cálcio, magnésio e fósforo.
Bjs,adoro sua visita lá no blog.