sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

VOLTANDO ÀS MANIAS...







Ultimamente tenho visto blogueiros e blogueiras que relacionam suas 10 manias. Aí que me ocorreu procurar saber o que significa exatamente uma mania e vejam só:
Mania, palavra que vem do grego mania (loucura) é, para a Psiquiatria, o distúrbio mental caracterizado pela mudança exarcebada de humor, com alteração comportamental dirigido, em geral, para uma determinada idéia fixa e com síndrome de quadro psicótico grave e agudo, característico, embora não exclusivo (mania secundária), do Transtorno ou Distúrbio Bipolar e se caracteriza por grande agitação, loquacidade, euforia, insônia, perda da crítica, grandiosidade, prodigalidade, exaltação da sexualidade, e heteroagressividade.
Massssssssss,,,,,,,,,acalmem-se pois nem tudo está perdido.
Continuando:

A concepção vulgar, porém, trata como manias alguns hábitos que, entretanto, não são propriamente manias, em nada interferindo na vida individual ou social do indivíduo. Recebem este nome, por exemplo, alguns hábitos ou costumes caracterizados por alguma fixação (como no colecionismo), repetição exagerada de gestos, etc.

UFA ! UFA ! Acho que ainda não sou caso de psiquiatra, sem qualquer preconceito é claro !

Pois uma das minhas manias é ter guardado alguns de meus brinquedos de criança e mostro um conjuntinho de porcelana chinesa que meu pai me presenteou quando eu tinhas uns 9 ou 10 anos. Faz tempo hein !!!

Estão intactos e enfeitando um cantinho no meu quintal do qual eu gosto muito e onde passo meu tempo lendo, descansando, tomando um arzinho fresco, vendo os passarinhos, curtindo as minhas plantinhas....




Um comentário:

Lesma de sofá disse...

Hahá, teu filhote não deve jpogar bola no quintal, né?
beijão