terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

LENTILHA LENTULHO

O feijão apresenta alta acumulada de 123,8% no ano de 2007, segundo a CONAB.
Por mais paradoxal que possa parecer, isto aconteceu devido ao excesso de chuvas durante a colheita.
A mesma CONAB acredita que um dos fatores que levará à redução dos preços é a retomada de 29% de área plantada no Paraná no mês de janeiro de 2008.
Além disso, ainda teremos a terceira safra irrigada do Centro-Oeste.
Nem precisaria falar destes indicadores pois quem costuma fazer as compras de casa já deve ter percebido o quanto nosso feijãozinho de todo dia está mais caro. Já chegou a ultrapassar a casa dos R$ 5,00 .
Então, enquanto aguardamos a terceira safra (lembrei do Alvin Tofler e da Terceira Onda), podemos fazer escolhas mais baratas e não menos deliciosas.
Pois então abram alas que lá vem ela. Uma senhorita de porte digamos mignon, nascida também nas vagens, membro de uma numerosa família, muito animadinha em suas cores diferenciadas ao redor do mundo, esta que veio originalmente do continente asiático.
Já foi citada na Bíblia, no livro de Gênesis, numa passagem entre Esaú e Jacó, quando um cedeu seu lugar de primogênito ao outro em troca de um prato de lentilhas.
Há pessoas que comem porque acreditam na sorte. Em casa comemos porque é gostosa pra caramba e agora porque está mais em conta.
Conheci a lentilha quando criança pois uma tia descendente de sírios fazia a famosa mjadara e eu achava o máximo. Acho que o nome chamava a atenção. Afinal naquele tempo (tô velha hein) global pra mim era no máximo o homem do "Globo da morte" dos circos ou algum artista daquela emissora de TV.
Bem, em casa eu costumo chamar o que faço de "LENTULHO" em homenagem à "sopa de entulho" que é aquela na qual juntamos um pouco de cada coisa que temos na geladeira e nos armários e fazemos o famoso sopão de entulho.
Assim, também aproveito para fazer com que as crianças comam legumes.
Ah, e ainda usei as sobras do frango assado de domingo, pois já falei que comigo o desperdício não tem vez.








2 comentários:

Yara disse...

Hum, que delícia, eu também AMO lentilhas :o) com um arrozinho branco, nem precisa de mais nada :o)

Pena que o amado Dedé não gosta, quer dizer, nem experimentou e diz que não gosta. Mas eu nem ligo, faço só pra mim, hehehe :o)

Heidi disse...

Olá,

Vim agradecer sua visita em meu cantinho, o qual me deixou muito contente e compartilhar com você também de suas maravilhas. Adorei esta Lentilha Lentulho, bem original! Já linkei seu cantinho, e espero tê-la sempre por lá ok :)! Abraços