Uma delas é a coalhada fresca que eu acabo transformando em coalhada seca.
Embora eu tenha uma iogurteira antiga da marca Braun e que tem os copinhos individuais, acabo fazendo da moda tradicional coalhando o leite com um copinho de iogurte natural (Leco, Vigor, Batavo,etc).
Aqueço um a um liro e meio de leite e junto o conteúdo de um copinho. Costumo colocar no forno, bem tampadinho. Em época de frio já cheguei a enrolar em uma toalha e depois em uma manta de lã. Outra opção é aquecer um pouco o forno, desligá-lo e depois deixar a tigela lá dentro, sem balançar o fogão.
Depois que o iogurte fica pronto, eu separo um pouco pra comer com granola, frutas, etc e uma parte eu faço a coalhada seca. Antigamente (nossa como eu sou velha, hehe) eu até usava um pano e deixava esgotando o soro, mas rendi-me á modernidade.
Coloco a coalhada em um coador de papel, encaixo o suporte do coador em uma jarrinha de porcelana e deixo durante a noite na geladeira. No dia seguinte o soro escorreu todinho e eu tiro a coalhada do coador.

Aí é só temperar a gosto. Eu uso azeite, orégano e sal e de vez em quando uma pimentinha ou molho de alho com gergelim.
Outra coisa que gosto é o hommus e quando cozinho o grão de bico também separo um pouquinho para fazer a tal pastinha. Não deixo de molho de um dia para o outro e nem tiro a pele pra não perder a pectina (aquela fibrazinha que serve de "skate" auxiliando nosso intestino a trabalhar).
Coloco na panela de pressão e quando levantar fervura, marco uns 10 minutinhos. Aí desligo o fogo e deixo lá na panela até ela esfriar. Abro, verifico a consistência e normalmente ele está um pouquinho duro ainda, mas faltando apenas um pouquinho para o ponto desejado. Então é só ligar o fogo e o tempo de cozimento acaba ficando bem menor.
Com uma porção de uns 250 gramas, eu bato no liquidificador com umas três colheres de Tahine (aquela pastinha de gergelim comprada no mercado - tem óleo pra caramba...), sal e um dente de alho. Coloco aos poucos e vou batendo também aos poucos com um pouquinho da água do cozimento para o liquidificador não pifar. E está pronto. Na hora de servir, pode-se usar mais azeite de oliva, orégano, limão, azeitonas e folhinhas de hortelã.....sem esquecer de um pãozinho tostado.
