terça-feira, 18 de março de 2008

COZINHA BRASIL

Esta semana, durante quatro noites participarei de um "treinamento", chamado COZINHA BRASIL, desenvolvido pelo SESI em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
O mote do programa é "nesta cozinha nada se perde, tudo se transforma" e tem como objetivo levar à população, orientações sobre alimentação nutritiva e de baixo custo.
Pela primeira aula de ontem, percebe-se que com boa vontade e entendimento, conseguimos mudar os hábitos de vida da família e podemos disseminar entre amigos, comunidade, escola, e onde mais alcançarem nossas boas intenções
Teremos orientações de como escolher os alimentos pelo valor nutritivo e pelo preço, como preparar refeições mantendo o sabor e os nutrientes dos alimentos, as quantidades adequadas de consumo, condições de higiene, dentre outros aspectos que irei contar conforme formos aprendendo.
Este módulo do qual estou participando está sendo promovido pela CIPA da CELEPAR (Companhia de Informática do Paraná) e como o SERPRO é vizinho e também possui seu programa de Responsabilidade Social e Cidadania, fomos convidados a participar.
A apresentação das aulas é feita por uma nutricionista que conta com a ajuda de uma assistente e também a cada alimento que preparamos (3 por noite) um aluno é convidado a participar da elaboração.
A cozinha funciona num veículo móvel, muito bem equipado com forno elétrico e de microondas, fogão, pia, geladeira, e demais utensílios de uma cozinha. Além do mais, há sempre uma câmera filmando o ambiente, de um ângulo acima dos cozinheiros que permite que assistamos às aulas e acompanhemos o que está acontecendo dentro das panelas, enquanto ficamos assistindo a Nutricionista e seus ajudantes, acompanhando as dicas que ela vai passando.
Claro que depois saboreamos os petiscos preparados.
Na aula de ontem, fizemos:
- Bolo de cascas de banana
- Suco de couve, maracujá e limão
- Arroz com ovos, abobrinha e salsicha (desse ingrediente não gostei)


A Nutricionista e o colega Rodolfo que ajudou a fazer o arroz.
Sim, ele foi o mais "com-noção" da noite no manejo com as panelas.
Nota 10 pra ele.


Todo mundo tem de dar uma "lambidinha" (palavras da professora)


Estanislau provando o suco (Comentou que deve ser bom pra curar ressaca,opsss)



Eu, com a bandeja vazia após ajudar a servir os colegas de aula

2 comentários:

Fabrícia disse...

Que linda vc na foto..... que maravilha de projeto....adorei mesmo...projetos assim podim tomar mais espaço a cada dia...seria um sonho.
Bjcas.

Leila disse...

Poxa que legal esse programa Ana! Fiquei curiosa com o bolo com casca de banana. Vou bater ponto aqui todo dia agora para saber as novidades.
beijinhos