sexta-feira, 21 de março de 2008

ÚLTIMA AULA - COZINHA BRASIL

Ontem terminamos nosso pequeno curso que durou quatro dias, mas que nos ensinou muito. E depois dizem que não se ensina truque novo pra cachorro velho....hehehe.
Os pratos que fizemos foram: bolo (doce) de abobrinha (nosso bolo de formatura), brasileirinho (versão do baião de dois com a intenção de aproveitamento de sobras) e salada diferente que usa pão amanhecido e um molho de maionese que não leva ovos mas leite. Particularmente elegi o bolo de abobrinha e o molho da salada como os melhores da noite.
E na correria de ir pra aula não percebi que estava com as baterias da máquina acabando e aconteceu que não pude fotografar tudo. A sorte é que para a entrega dos diplomas havia outro colega que providencialmente fotografou todo mundo e depois vai nos disponibilizar as fotos.
Como nos outros dias, além das comidas, na aula falamos sobre cuidados durante as compras, desde a escolha dos produtos, suas embalagens,tabelas nutricionais, promoções, idoneidade dos estabelecimentos, etc.
Tivemos breve noção de congelamento/descongelamento de alimentos e também sobre a técnica do branqueamento.
E num programa desses não poderia faltar o tema do consumo consciente, economia de energia e água, diminuição de lixo, etc. Claro que para esses temas, o tempo é reduzido, mas já é uma gota num oceano e vejo que as pessoas estão modificando sua forma de pensar, quiçá de agir.
Ao longo da semana irei postar alguns pratos que aprendi e já comecei a testar. Até agora deu tudo certo e estou muito feliz. Fico pensando no exponencial que um breve treinamento desses pode ter, se cada um dos quarenta alunos conseguir ensinar ao menos uma pessoa e depois cada uma ensinar mais uma, e mais uma, e mais uma,....é um trabalho para gerações, mas alguém já começou. Todos estão convidados !!!!
Lucas fez o bolo. Esse menino é muito especial !!!

E ajudou a servir os pratos.
Não disse que ele é especial ??
E confessou que quer ser chef !

Um comentário:

Cris disse...

Chef tem que ser bonito, e isto o Lucas já é, só falta então botar a mão na massa, ser tipo um Curtis aquele vai cozinhar na nossa casa, olha que jóia!