quinta-feira, 20 de março de 2008

TERCEIRA AULA - COZINHA BRASIL

Na aula de ontem, tivemos noções da pirâmide alimentar e além dos degraus com os tipos de alimentos, a nutricionista explicou a necessidade de incluirmos o DEGRAU DA ATIVIDADE FÍSICA.
Com a pirâmide recebemos noções básicas de PROPORCIONALIDADE - MODERAÇÃO e VARIEDADE.
Também conversamos bastante a respeito dos alimentos funcionais, com grande destaque para a soja que eu particularmente adoro.
Claro que a intenção do curso não é explorar os conhecimentos da Nutricionista a um nível de complexidade grande. Por se tratar de um treinamento de pouca duração e destinado à pessoas comuns, donas de casa, comunidades pobres, grupo de trabalhadores de determinadas empresas, ele deve estar mesmo em um nível de entendimento mediano. Não precisamos por exemplo saber o número de moléculas contidas no alimento X , número exato de calorias em um alimento Y, etc. Inclusive porque quanto mais prático e em linguagem acessível, muito mais facilmente consegue atingir seu objetivo. Acho que a "Lei da Simplicidade" de John Maeda, embora dirigida à nossa era tecnológica encaixa-se perfeitamente também em demais aspectos de nossa vida. O comer, desde a compra do alimento, sua confecção, apresentação e entendimento acho que é um deles.
Bem, vamos voltar a falar de ontem. Nossos pratos foram: Torta de frango com PTS e espinafre, Macarronada com molho de melancia e doce de casca de maracujá.
Tudo muito gostoso e inusitado. A torta de frango ficou muito rica em sabor e conteúdo, o molho de melancia diferenciado por ser um pouquinho mais doce e a sobremesa de casca de maracujá....ai ai ai ....essa sim mereceu muitos pedidos de bis. É de um sabor marcante, macio e nos faz pensar inúmeras combinações.
Breve quem passar por aqui vai merecer ver mais fotos pois pretendo fazê-los em casa bem como compartilhar as receitas.

A TORTA COM O MACARRÃO


GERSON FOI QUEM FEZ A TORTA....COMEU DE OLHOS FECHADOS



ESSE DOCE MERECE MUITA CONSIDERAÇÃO E REPETECOS


NOSSO COLEGUINHA E MASCOTE DA TURMA - O LUCAS

2 comentários:

Cláudia disse...

Oi, Ana. Achei super legal essas aulas que você frequentou, e as receitas ótimas e saudáveis. Fiquei com muita vontade de fazer aquele docinho de abacaxi. Você me passaria a receita?

Feliz Páscoa!

Bjs

Fabrícia disse...

Ana que inveja boa de ti. Muito obrigada por dividir tanta coisa legal conosco. Joyeuses Pâques!!!
Bjcas.