sábado, 8 de março de 2008

BERINGELA OU BERINJELA ??



Se alguém tem dúvida quanto ao português, o correto é berinjela. Mas, muito além do vernáculo vamos combinar que essa planta (que aprendi ser ornamental) e originária da Índia tem lá suas compensações culinárias,além de sua beleza, com uma cor maravilhosa, flor também lindona. E também não sabia que existem muitos tipos de berinjela, conforme podemos conferir AQUI.

Gosto de fazer uma receita com berinjelas assadas, que posso manter em geladeira por algum tempo e que sempre me socorre naquelas horinhas de fome sem aviso, lanche da tarde, e até como acompanhamento em uma refeição.
Corto a berinjela em rodelas e depois em quadradinhos, junto cebolas em pétalas, tomates, pimentão, azeitona, alho, sal, azeite e orégano, levo ao forno e vou dando umas mexidas de vez em quando. Ficam prontas quando estão murchas sem ficar esturricadas.



Há quem goste de juntar uva passa e também aliche.


3 comentários:

Filipa disse...

Ana gostei deste assado de berinjelas!!

Beijinhos

Leila disse...

Eu tambem gosto muito de beringela e ate tomava suco de beringela pois diziam que fazia bem. Nunca fiz assim mas acredito que fica gostoso. Uma vez fui num restaurante espanhol bem simples aqui em londres e comi uma beringela gratinada com queijo que ate hoje lembro com saudades.
beijinhos

Cláudia Fassina disse...

Analu:
Eu também gosto de berinjela.
Agora... "cebola em pétalas"... que poético! Quequéisso?